O candidato do Partido Socialista à Câmara de Ponta Delgada anunciou esta sexta-feira que vai criar a “Casa do Animal” e assumir políticas públicas mais ativas na “promoção da adoção e das famílias de acolhimento dos animais”.
“Este é um compromisso que assumimos com o objetivo, também, de anteciparmos o mais possível o prazo para implementação do ‘abate zero’ [2022] no concelho de Ponta Delgada", afirmou Vítor Fraga após uma visita ao Canil Municipal.
Para além de referir que o bem-estar animal deve ser uma “preocupação dos órgãos públicos”, o candidato socialista afirmou que pretende que Ponta Delgada seja uma referência que “dignifica a vida dos animais”, reconhecendo que “a Câmara Municipal não tem assumido uma política de criar condições mais condignas para os animais que estão aqui no canil”.
“O orçamento participativo aprovou um investimento no canil, isto é sinal de que a Câmara Municipal não está a responder com as suas obrigações e mais uma vez vai a reboque”, apontou, sustentando que este investimento é muito necessário e que irá cumprir essa vontade dos cidadãos, indo ainda mais além.
“Nós não podemos pedir às pessoas para cumprirem a legislação, quando somos os primeiros a não cumpri-la", frisou, realçando, também, o papel da fiscalização que “é fundamental nestes processos”.
Vítor Fraga é defensor da implementação de medidas de prevenção e de penalização para quem prevarica, mas reforça, sobretudo, a promoção de ações de voluntariado e sensibilização da população, no âmbito do bem-estar animal.
“Medidas de sensibilização da população e medidas que visam criar condições para que as pessoas possam ter os animais consigo e evitar o seu abandono”, concluiu Vítor Fraga.